11/12/2006 Esposas de diretores e representantes
do HSBC conhecem o Jardim Botânico

Imprima esta página
  Luiz Mauro Barbosa, diretor geral do IBt - Instituto de Botânica, juntamente com Dácio Matheus, diretor do Jardim Botânico de São Paulo, e Tânia Cerati, responsável pela área de Educação Ambiental do IBt, receberam na tarde do último dia 07, as sras. Jay Green, esposa do presidente mundial do Banco HSBC, Stephen Green, Julliet Flockhrt, esposa de Sandy Flockhrt, presidente do Banco HSBC na América Latina e Caribe, Luciana Alano, esposa de Enilson Alano, presidente do Banco HSBC no Brasil, Ana Paula Gumy, diretora do Instituto de Solidariedade do HSBC, e Fátima Lima, coordenadora da área de Desenvolvimento Social do HSBC, para compartilhar os resultados das parcerias entre o IBt e a instituição bancária.

São duas parcerias, em forma dos projetos sócio-ambientais “Resistindo à Urbanização”, que recebeu um prêmio entre os jardins botânicos brasileiros, e o “Jardim Botânico vai à Escola”, que oferece um “baú da vida”, com livros, jogos e teatro ecológico da ONG Giramundo, visando o trabalho de educação ambiental de 150 professores, com seus alunos.

Em função desses trabalhos, cinco mil alunos de escolas públicas de São Paulo visitaram o Jardim Botânico, na capital, e como fruto dessas visitas diversos jardins foram instalados dentro das próprias escolas. E, neste momento, estão sendo discutidas formas de consolidar e ampliar esse projeto na Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

As esposas dos diretores e representantes do HSBC passearam por todo o Jardim Botânico de São Paulo e, ao final, presentearam o Dr. Luiz Mauro com um livro sobre a vegetação exótica do México, recebendo como presente, do diretor geral do IBt, uma publicação ilustrada com espécies da Mata Atlântica.

"Investindo na Natureza"

O Grupo HSBC é uma corporação internacional sediada em Londres e presente em dezenas de países. O HSBC Bank Brasil conta com agências e postos de atendimento espalhados por mais de 560 municípios brasileiros. Por meio da iniciativa denominada “Investing in Nature” (Investindo na Natureza), criada em 2002, a instituição distribuiu verbas para três grandes ONGs internacionais, sendo uma delas a Botanic Garden Conservation International - BGCI, tendo por objetivo, entre outros, treinar cientistas e oferecer aos funcionários do Grupo HSBC a oportunidade de trabalhar como voluntários em projetos de conservação ambiental.

O programa “Investindo na Natureza” também pretende salvar da extinção milhares de espécies raras de plantas. Neste sentido, A BGCI apóia trabalhos em jardins botânicos no mundo todo. No Brasil, a parceria com a BGCI foi concretizada através da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, que desenvolve uma série de projetos para ampliar a consciência sobre o meio ambiente e utilizar os jardins botânicos do país como um meio para a implementação de iniciativas de educação ambiental. O “Investindo na Natureza” também está dando prêmios aos jardins indicados pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos.
Texto
Silvia Regina Borges
Fotografia
Pedro Calado


Ana Paula Gumy, Luciana Alano, Tânia Cerati, Jay Green e Julliet Flockhrt.