18/07/2006 Jornalistas ingleses coletam informações
para divulgar ações do Jardim Botânico

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Uma equipe de jornalistas e fotógrafos da revista inglesa “Highlife” conheceu hoje (18/7) o Jardim Botânico de São Paulo onde acompanhou o trabalho do projeto “Resistindo à urbanização: educar para conservar espécies ameaçadas da mata atlântica”, que conta com o patrocínio do BGCI - Botanic Gardens Conservation International, que participa do programa Investing in Nature. Os jornalistas vieram ao Brasil com a finalidade de divulgar as ações do Investing in Nature em nosso país.

Os visitantes conheceram o Orquidário com cerca de 20.000 espécimes, o Lago das Ninféias, Jardim dos Sentidos, que possui uma coleção de plantas aromáticas, e ainda passeou pela Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga.

O projeto, coordenado pela pesquisadora científica Tânia Maria Cerati, aborda basicamente a educação ambiental aplicada à comunidade local, que além de aprender a importância da preservação de espécies, principalmente as ameaçadas de extinção como o pau-brasil e o cambuci, conhece e desfruta de uma das mais belas atrações de turismo e lazer da cidade. Em parceria com cinco escolas estaduais e municipais do entorno, o projeto promoveu a capacitação prática e teórica de 150 professores e 5.000 alunos, que puderam posteriormente plantar nas próprias escolas algumas das espécies apresentadas nas aulas do projeto, inclusive da Mata Atlântica, sendo alguns da lista de espécies ameaçadas de extinção.

Segundo Rosmari Lazarini, bióloga contratada para o projeto, a proposta foi bem recebida nas escolas, o que fez com que o projeto tivesse sucesso ainda maior. “O trabalho de capacitação dos alunos e dos professores continuou na escola com a distribuição de kits com livros sobre o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI, jardinagem, solo, água, espécies ameaçadas, preservação da natureza e outros temas relacionados com o assunto, para formar os núcleos de informação em cada escola participante”, explicou.

Deusdete Miguel dos Santos, diretor da Escola Estadual Lívio Marcos Guércia, disse que percebeu a importância do projeto quando os organizadores foram procurá-lo. “Estamos trabalhando na elaboração da Agenda 21 e, por meio do projeto, vimos uma possibilidade de contextualizar para os nossos alunos a teoria com a prática. Essa ação é importante tanto para a escola quanto para a comunidade”, declarou.

O Jardim Botânico de São Paulo está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que constitui o terceiro maior fragmento de floresta do município, possuindo 1.159 espécies de plantas, sendo que 36 constam na lista de espécies ameaçadas de extinção. Localiza-se em uma área com dois aqüíferos subterrâneos e 24 nascentes, que formam o Riacho do Ipiranga.

O BGCI

O Botanic Gardens Conservation International - BGCI é uma organização única que reúne habilidades e conhecimentos técnicos do mundo inteiro para a proteção de espécies vegetais. A entidade interliga mais de 800 jardins botânicos em mais de 120 países, formando a maior rede do mundo dedicada à conservação de plantas, à educação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.

O BGCI tem como missão a mobilização de jardins botânicos e o envolvimento de parceiros na proteção da diversidade vegetal em prol do bem-estar das pessoas e do planeta.

Para isso, trabalha com seus parceiros para que as plantas sejam reconhecidas como o recurso natural mais importante do mundo e cria programas práticos para a proteção de dezenas de milhares de espécies vegetais em risco.

O órgão também desenvolve políticas, diretrizes e ferramentas de apoio para boas práticas de conservação de plantas, de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável e trabalha junto a articuladores políticos em todos os níveis para que os jardins botânicos desempenhem plenamente seu papel na implementação de acordos ambientais em níveis nacionais e internacionais.

Um destes parceiros é o Banco HSBC que patrocina o Projeto Investindo na Natureza e promove o fortalecimento de jardins botânicos em 13 países, dentre os quais a Argentina, Brasil, Canadá, China, Índia, Indonésia, Japão, Jordânia e Estados Unidos, desenvolvendo projetos menores na África, Rússia, México, e no Caribe.

Os jardins botânicos são instituições relevantes para o processo de conservação, devido à sua capacidade de manter exemplares de espécies da flora nacional em condições de cultivo fora de seu ambiente natural, em espaços especiais, disponibilizando-os para pesquisa científica e o público em geral, e ainda desenvolvendo pesquisas sobre a flora e a vegetação. Portanto, têm um papel decisivo na conservação da biodiversidade e na educação ambiental.

No Brasil, estas instituições desempenham múltiplas funções, a começar por sua importância histórica original na aclimatação das espécies. Os jardins botânicos têm ainda um papel importante na educação e sensibilização do público para a preservação do ambiente vegetal.

Cientes desta atribuição o BGCI, em parceria com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos - RBJB e ainda o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ, vem, desde 2002, conduzindo o projeto original “Os jardins botânicos e a educação para o público nos ambientes urbanos, como parte das atividades do Projeto Investindo na Natureza, tendo em vista que a maior parte dos jardins botânicos brasileiros estão localizados em áreas urbanas, constituindo, muitas vezes o único corpo vegetal de grandes metrópoles.

Fotos
Pedro Calado