20/01/2006 Presidente da CETESB instala sede
do Verão Limpo 2006 em Itanhaém

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Rubens Lara, abriu, hoje (20/01), em Itanhaém, na Praia de Cibratel 1, a Campanha Verão Limpo 2006 naquele município. É o terceiro município a sediar a operação nesta temporada. O primeiro, onde se deu a abertura geral, no dia 06/01, foi Santos, e o segundo, no fim de semana passado, foi Ubatuba, no Litoral Norte.

A Campanha Verão Limpo 2006, que é realizada pela CETESB e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, permanece em Itanhaém até domingo (22/01), com uma tenda armada na areia da Praia de Cibratel 1, onde estão sendo desenvolvidas uma série de atividades, das 10 às 18 horas, de caráter educativo, recreativo e cultural, procurando conscientizar os turistas para a importância de se manter as praias limpas, estimulando a economia de água, o uso adequado dos recursos naturais e alertando sobre como combater o mosquito da dengue.

Nas atividades programadas para a abertura, hoje, o presidente Lara esteve acompanhado, entre outros, dos secretários municipais de Itanhaém, Tiago Cervantes, de Meio Ambiente, Silvio Lousada, de Comunicação e Turismo, e Douglas Rodrigues, de Governo da Prefeitura, além do diretor do Meio Ambiente, Carlos Frederico Munhoz Ferreira.

O presidente da CETESB visitou a tenda e os equipamentos expostos pela agência ambiental paulista e distribuiu saquinhos para colocar lixo e outros materiais de divulgação da campanha, aos banhistas.

Com o uso de um carro-laboratório, da CETESB , também estão sendo realizadas demonstrações sobre o serviço de coleta e análise de águas em ambientes aquáticos, como por exemplo análises microbiológicas, que servem para avaliar a qualidade das águas utilizadas para consumo humano, irrigação, criação de peixes e recreação.

Neste final de semana em Itanhaém, os banhistas poderão, ainda, participar de atividades de esportes radicais, na "Arena" montada pela prefeitura local, além de apreciar uma exposição de "banners" com o tema de animais marinhos e o lixo do mar, um tanque com animais, artesanato produzido com materiais reciclados e um museu do lixo.

Outra novidade em Itanhaém é a participação da Ecosurfi – Entidade Ecológica dos Surfistas, uma ONG local, criada em 2000, entre outros objetivos, para executar projetos na área ambiental, que montou uma barraca junto à tenda da CETESB, na Praia de Cibratel 1 e também está apoiando a agência ambiental, com atividades de conscientização dos banhistas.

No próximo fim de semana, a partir de sexta-feira, a Campanha Verão Limpo 2006 terá sua sede no Guarujá. O encerramento da operação é no dia 27 de fevereiro.

Zé Jorge