03/08/2005 Secretário quer patrocínio de empresas
para projeto de revitalização da FEENA
 
 

Representantes de empresas nacionais e multinacionais se encontraram hoje (02/08) com o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, professor José Goldemberg, em um café da manhã realizado na sede da Secretaria, no bairro do Alto de Pinheiros, onde conheceram, e foram convidados a participar, com cotas de patrocínio, do Projeto de Revitalização da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade - FEENA, localizada no município de Rio Claro.

A FEENA é uma das 92 Unidades de Conservação administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo - SMA e seu projeto de revitalização faz parte do Programa de Revitalização de Parques da Secretaria, que vem sendo desenvolvido através de parcerias entre iniciativa privada, governo, universidades e ONGs. Para este projeto da Floresta Edmundo Navarro de Andrade, a SMA está contando, na coordenação dos trabalhos, com a parceria da Pró-Cultura Comunicação Marketing Cultural e Eventos, que já promoveu outros eventos com a Secretaria, como o projeto cultural-ambiental “Acorde para o Meio Ambiente”, com apresentação de orquestra sinfônica em vários parques estaduais no estado.

Conforme explicou Maria Cecília Wey de Brito, diretora do Instituto Florestal - IF, que administra diretamente o Parque e é subordinada à SMA, a FEENA abriga o único museu de eucalipto do mundo, constitui um banco genético com mais de 60 espécies do gênero e tem a totalidade de sua área tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT, devido a sua importância histórica e científica. “A história da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade confunde-se com a expansão ferroviária no Estado de São Paulo, bem como com a história da cidade de Rio Claro, tendo sido o berço da atividade de papel e celulose”, afirmou.

De acordo com a dirigente do IF, a administração da FEENA passou para a SMA em 2002 - antes, o então Horto Florestal Navarro de Andrade, e todo o seu acervo histórico, científico e cultural, era administrado pela FEPASA. A FEENA abrange uma área de 2.230,53 hectares.

A enorme variedade de espécies de eucalipto que abriga lhe confere destaque mundial. Tais espécies, plantadas em talhões remanescentes da coleção trazida da Austrália por Edmundo Navarro de Andrade em 1913, tem sua ocorrência restrita à Floresta, uma vez que não são atualmente cultivadas em plantios comerciais, “constituindo-se efetivamente em um banco de germoplasma único no Brasil”, conforme a diretora do IF. Recente levantamento da população de mamíferos na área da Floresta constatou a ocorrência de 20 espécies de mamíferos não voadores.

Ainda de acordo com Wey, a importância da FEENA na constituição de Rio Claro faz oportuna a evidência do patrimônio construído existente, cujas construções datadas do final do século XIX referem-se a conjuntos de casarões, vilas operárias, igreja, capela e jardins construídos em antigas fazendas de café, unidas para a formação do horto de eucaliptos.

O diretor da Pró-Cultura Flávio Ojidos esclareceu que os investimentos previstos para o primeiro e segundo anos da efetivação da revitalização da FEENA, incluindo, entre outros, as reformas do museu e do seu entorno, restaurações arquitetônicas e do Complexo do Viveiro de Mudas, além da reestruturação das vias de acesso e da rede elétrica primária e da criação do estacionamento totalizam R$ 7,7 milhões.

Exemplo de parceria bem-sucedida
O secretário José Goldemberg afirmou que a presença da iniciativa privada no projeto é essencial, porque proporciona a necessária agilidade à efetivação do projeto e deu como exemplo os trabalhos de revitalização desenvolvidos no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, em Campinas, por meio de parceria com empresas, que viabilizaram recursos financeiros para as obras de infra-estrutura e segurança, além da recuperação de prédios históricos, entre outros benefícios obtidos.

Lembrando também que como fruto dos esforços desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente nos últimos anos, visando a recuperação da cobertura vegetal da Mata Atlântica em São Paulo, registrou-se a recuperação de 5% de área verde no Litoral Norte, a despeito do aumento da população local em 30%, Goldemberg estimulou os cerca de 20 empresários presentes ao encontro de hoje no sentido de que colaborem com a revitalização da FEENA e, consequentemente, com o programa de revitalização dos parques estaduais, numa iniciativa sem precedentes no país.

Estiveram, ainda, presentes à reunião com os representantes das empresas o prefeito de Rio Claro, Dermeval Nevoeiro Jr., o deputado estadual Aldo Demarchi, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, João Gabriel Bruno, e a presidente da Pró-Cultura, Jussara Gontow.

Texto:
Mário Senaga
Fotos:
Pedro Calado






Flávio Ojidos da Pró Cultura


Pref de Rio Claro Dermeval Nevoeiro Junior