Equipes do Setor de Atendimento a Emergências atenderam nesta terça-feira, 18.02, um acidente ocorrido no Km 35,5 da Rodovia Castelo Branco, altura do município de Itapevi, quando dois caminhões colidiram, provocando o vazamento de 29 mil litros de ácido clorídico. A CETESB foi acionada pela Concessionária CCR ViaOeste.

Um dos caminhões, tipo tanque e de propriedade da Empresa Cesari, especializada em transporte de produtos químicos, estava transportando ácido clorídico da empresa Carbocloro, com classificação ONU 1789, que indica classe de risco. O acido é um produto corrosivo e tinha como destino a empresa Ajinomoto, unidade de Pederneiras.

Com a batida ocorreu à ruptura das válvulas traseiras do caminhão, fato que causou o vazamento de todo produto transportado. O ácido vazado percorreu cerca de 50 metros por uma canaleta ao lado da estrada, até atingir um pequeno córrego. Equipes da CETESB estão avaliando a extensão da contaminação para verificar se houve comprometimento de corpo d´água.

Além da CETESB, atenderam a ocorrência equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Defesa Civil.

Fotos: Setor de Emergência