As bibliotecas, no decorrer dos séculos, têm desempenhado o importante papel de centros de armazenamento e disseminação de conhecimento. Atualmente, além de sua função primária, as bibliotecas têm se tornado pontos de encontro, oficinas de textos, locais de exposições, de apresentações de shows e de teatro. Cada vez mais locais de cultura.

Paralelamente, há também as bibliotecas temáticas, especializadas em determinados assuntos, como a “Prof. Dr. Lucas Nogueira Garcez”, biblioteca da CETESB, com milhares de títulos que espelham a história, as tendências e os cenários futuros do meio ambiente.

A criação da biblioteca da CETESB se confunde com a da própria empresa. Idealizada em 1968, teve seu primeiro livro fichado em 1969. Desde sempre, especializada na temática ambiental, constam em seu acervo obras de referência, revistas técnicas e relatórios de estudos de impactos ambientais.

Recebeu, em 1982, seu nome atual, uma homenagem ao ex-governador de São Paulo, o engenheiro Nogueira Garcez, um estudioso nas áreas de hidrologia e engenharia hidráulica e sanitária.

Em abril de 1993, em comemoração ao jubileu de 25 anos da CETESB, foi inaugurado o Centro de Memória CETESB, como parte integrante da biblioteca. Com o objetivo de resgatar, preservar e conservar a memória e a identidade da instituição, o acervo do CM constitui o patrimônio histórico técnico-científico e da cultura organizacional material da companhia, com diversos tipos documentais nos mais variados suportes da informação.

“A biblioteca da CETESB é a porta de entrada para sua história. São anos de trabalho e dedicação registrados em publicações. Manter o seu acervo é respeitar a trajetória da Companhia. Os documentos preservados em suas instalações asseguram que as próximas gerações terão acesso a um conhecimento ambiental de excelência”, pondera Patrícia Iglecias, diretora – presidente.

No intuito de garantir a qualidade e a segurança de todo acervo para seus usuários, nada mais merecido que uma limpeza completa. Para tanto, o Setor de Biblioteca e Memória Institucional – ADGB solicitou os serviços de limpeza, higienização e desinfecção do acervo documental, com a aprovação e o incentivo do Departamento de Diversidade, Inclusão, Comunicação Interna e Memória Institucional, e o apoio da Diretoria de Gestão Corporativa.

Durante três meses, ficou a cargo de uma empresa especializada a responsabilidade de recuperar o brilho das obras e da infraestrutura. O serviço consistiu na remoção de sujidades e elementos estranhos aos documentos, de maneira minuciosa, com a finalidade de mantê-los limpos e livres da poeira que se acumulou ao longo do tempo.

O trabalho permitiu a eliminação da contaminação do acervo por microorganismos – ácaros, fungos, etc. – e insetos, evitando assim, a instalação, o acúmulo e a proliferação desses agentes predadores nocivos ao acervo e à saúde dos profissionais do setor e usuários.

À medida que cada documento foi retirado do seu local original para execução do serviço, foi necessário o seu remanejamento e organização nas estantes, armários e arquivos, para acondicionamento e guarda em local previamente indicado.

O serviço contratado contou com uma equipe de seis profissionais especializados. Ao final, o montante foi contabilizado principalmente por agrupamentos nos móveis (prateleiras, estantes etc.), resultando na limpeza de aproximadamente 1.500 prateleiras, além de gavetas, mapotecas e o arquivo deslizante.

Para o diretor de Gestão Corporativa, Aruntho Savastano Neto, “os serviços de limpeza e conservação do acervo da biblioteca, assim como, do Centro de Memória, são relevantes para a manutenção de informação especializada em meio ambiente, controle da poluição e saneamento, que contribui para a formação dos ‘CETESBIANOS’ e do público interessado.”

Como funciona a biblioteca

O Setor de Biblioteca e Memória Institucional – ADGB tem como objetivos o fortalecimento da gestão, a disponibilização do conhecimento ambiental e a preservação da memória institucional; e como missão promover o acesso, a disseminação e a utilização da informação ambiental, para fomentar as atividades e projetos da empresa, da Escola Superior da CETESB (ESC), entre outras áreas da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), e prestar serviços à comunidade com qualidade.

O Setor oferece aos seus usuários os seguintes produtos/serviços: Portal eletrônico, Acervo técnico-científico especializado; Espaço físico, equipamentos e mobiliário para consulta e estudo; Empréstimo de documentos; Doações (recebimento e oferecimento); Comutação; Reprodução (respeitando-se a Lei de Direitos Autorais); Catalogação na fonte, ISBN/ISSN; Normalização para editoração (conforme a ABNT); Orientação do usuário para consulta no acervo e em outras fontes documentárias; Obtenção de documentos; Pesquisa e levantamento de informações ambientais.

O atendimento ao público, tanto interno quanto externo, é prestado, com excelência, pela gerente do setor, bibliotecária Margot Terada e pela bibliotecária Hilda Andriani.

As pesquisas estão disponíveis por meio de:
Catálogo online https://modal.cetesb.sp.gov.br/portal/

Texto: Cris leite
Revisão: Cristina Couto
Fotografia: Setor de Biblioteca e Memória Institucional / José Jorge.