Na última terça-feira (15/08), foi a vez da Câmara Ambiental do Setor da Construção retomar suas atividades. A reinstalação do colegiado constituído por representantes da CETESB e do setor produtivo da indústria da construção no Estado de São Paulo aconteceu na sede da Companhia, a exemplo da Câmara do setor de papel e celulose, que retomou suas atividades em junho último.

As Câmaras Ambientais são colegiados criados no âmbito da CETESB, de caráter propositivo e consultivo, que têm como meta promover a melhoria da qualidade ambiental por meio da interação permanente entre o poder público e os setores produtivos e de infraestrutura do Estado.

No encontro de terça-feira (15/08), foi empossado o novo presidente da Câmara Ambiental do Setor da Construção Civil, Fábio Villas Bôas, do Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), e reconduzido ao cargo de secretário-executivo, o gerente da Agência Ambiental de Americana da CETESB, José Ferreira Assis.

O presidente da Companhia, Carlos Roberto, participou da abertura do evento, e ressaltou a importância do trabalho conjunto da CETESB e do setor da construção civil no Estado, grande responsável pela geração de empregos no país. Afirmou que deve existir um diálogo harmônico entre os dois segmentos, enfatizando que a preocupação da agência ambiental paulista é com relação aos aspectos de saúde pública. Também lembrou que nos próximos meses serão concluídos dois produtos, como fruto do trabalho desta câmara, que são revisões de resoluções da SMA diretamente ligadas ao setor de construção de rodovias.

Os representantes do setor, por sua vez, solicitaram a criação de um novo grupo de trabalho, visando a revisão da Decisão de Diretoria (DD CETESB) de nº 38, no que se relaciona à recuperação de áreas contaminadas. Alegando que não foram os responsáveis pela contaminação das áreas, que ocorreu em tempos passados, eles têm como meta um ajustamento das exigências e uma maior agilidade nos procedimentos e, ao mesmo tempo, atender os interesses comuns da agência ambiental e do segmento produtivo.

Pelo lado da indústria da construção, estiveram presentes à reunião representantes do Sinduscon, Sinaenco, Secovi-SP, Comasp, Abcr, Instituto de Engenharia de São Paulo, Aesas, Abrainc e Sinicesp. Por parte da CETEB, participaram representantes das Diretorias de Controle e Licenciamento Ambiental, de Avaliação de Impacto Ambiental, e de Engenharia e Qualidade Ambiental, além da Presidência. A próxima reunião plenária desta Câmara já está marcada, para o próximo dia 21/11, às 11h00, na sede do Sinduscon-SP.

Nesta quinta-feira (17/08), está programada a reinstalação da Câmara Ambiental do Setor Sucroalcooleiro e na próxima segunda-feira (21/08), a do Setor de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação. Das 20 Câmaras Ambientais criadas, oito estarão retomando suas atividades até setembro. Na CETESB, a coordenação das Câmaras Ambientais está a cargo do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico, gerenciado por Zuleica Perez, e mais diretamente pela Divisão de Coordenação Setorial, cujo gerente é Francisco Roberto Setti.