Você está visualizando atualmente Goldemberg ministra aula inaugural do curso de pós da Escola da CETESB

O segundo curso de pós-graduação “Conformidade Ambiental com Requisitos Técnicos e Legais”, da Escola Superior da Cetesb – ESC, foi aberto no último dia 4 de agosto com uma aula inaugural do professor José Goldemberg que, com sua longa experiência na área ambiental, exortou os alunos a refletirem sobre as causas da poluição e o seu controle: “Um olhar no passado, no presente e nas tendências futuras”.

O palestrante foi recebido pelo diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto, e pelo diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Eduardo Luis Serpa, além de vários docentes do curso e outros profissionais da Companhia.

Atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, Goldemberg é doutor em Ciências Físicas, tendo ocupado diversos cargos de relevância nos governos federal e estadual, como ministro do Meio Ambiente e da Educação, reitor da Universidade de São Paulo – USP, e secretário estadual do Meio Ambiente, no período de 2002 a 2006.

Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory, da Universidade de Stanford, e professor das universidades de Paris, na França, e Princeton, nos Estados Unidos. É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente. Recebeu o prêmio Volvo Meio Ambiente, o KPCB Prize for Greentech Policy Innovators e o Blue Planet Prize, da Asahi Glass Foundation, do Japão.

Foi selecionado pela revista Time como um dos 13 “Heroes of the Environment in the Category of Leaders and Visionaries”, em 2007. Recebeu o Trieste Science Prize, da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS), em 2010, e o Zayed Future Energy Prize na categoria “Life Achievement”, em 2013. Em 2014, foi condecorado com o prêmio “Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita”, concedido pelo CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e o jornal O Estado de São Paulo, e em 2015, recebeu o prêmio da Fundação Conrado Wessel.

O curso, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e organizado pelo Setor de Capacitação e Formação Continuada da CETESB, terá a duração de dois anos, com aulas ministradas por docentes da própria agência ambiental e professores convidados, que compartilharão seus conhecimentos e suas experiências com os alunos.