Você está visualizando atualmente Cetesb consegue reduzir 76% do consumo de água na sede da companhia

A Cetesb conseguiu reduzir 76,4% do consumo anual de água na sede da companhia em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Em 2000, quando foi criado o Programa de Uso Racional da Água (PURA), eram consumidos 6.043m³ de água ao longo de todo o ano. Em 2016, a companhia gastou 1.444 m³.

O resultado foi obtido graças ao envolvimento dos funcionários que passaram a utilizar água de forma mais consciente, explica Sílvia Tieko Nakamura, do Departamento de Suprimentos e Serviços Administrativos.

De acordo com Sílvia, coordenadora do programa de uso racional da água da Cetesb, medidas como troca de tubulações antigas, manutenção preventiva e combate aos vazamentos também ajudaram na economia.

Ainda foram instaladas torneiras econômicas com fechamento automático, reduzindo em 30% o consumo de água nos banheiros. Redutores de pressão e medidores instalados em pontos estratégicos facilitaram o monitoramento de vazamentos nos prédios.

Também foi feito um sistema que aproveita a água da chuva para fazer o resfriamento de destiladores nos laboratórios e irrigação dos jardins. Além disso, a água não contaminada começou a ser utilizada para descarga nos banheiros e lavagem dos pátios.

Para melhorar ainda mais os níveis de consumo de água na sede, serão instalados dois sistemas de captação de água da chuva nas coberturas dos prédios 2 e 5. Juntos os reservatórios poderão armazenar até 185 mil litros de água.

“Com esta medida certamente ocorrerá uma nova redução, embora, em nossa opinião,  já tenhamos chegado aos limites mínimos de consumo”, disse Sílvia.

23032