Você está visualizando atualmente SMA e Cetesb fecham 13º aterro irregular no Estado

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, determinou nesta quinta-feira, 16, o fechamento do 13º lixão irregular que estava em operação no Estado. A iniciativa dá sequência à cruzada da Secretaria do Meio Ambiente e Cetesb, contra os aterros sanitários ainda em funcionamento de maneira irregular e sem as mínimas condições ambientais.

Desta vez foi o fechamento do aterro da cidade de Batatais, na região de Ribeirão Preto, que recebia cerca de 42,9 toneladas de resíduos gerados no município. “Até o final de 2017, todos os aterros e áreas de transbordo irregulares que estiverem operando em condições inadequadas no Estado, serão fechados. As prefeituras terão que encontrar soluções para a questão dos resíduos sólidos no município”, afirmou o secretário Ricardo Salles.

O aterro, localizado na estrada municipal Virgílio Scavazza, funcionava em uma área ampliada do aterro original, e operava sem as necessárias licenças ambientais, além de não contar com dreno de gás, sistema de drenagem de líquidos percolados (chorume), falta de cobertura adequada e presença de catadores, aves e de vetores de doenças. Um dia antes da interdição, a prefeitura chegou a retirar os catadores de lixo do local, tentando minimizar o problema da falta de condições ambientais para seu funcionamento.

Segundo a Cetesb, a interdição foi de caráter temporário, até que as condições operacionais do aterro sejam adequadas para recebimento de resíduos e regularizado o licenciamento ambiental.