A Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral do Estado de São Paulo e a Cetesb, formalizaram nesta terça-feira, 21/2, parceria que inclui a FETRABENS como participante do Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD). A assinatura do convênio aconteceu na sede da Cetesb, na presença dos presidentes Carlos Roberto dos Santos e Norival de Almeida Silva, do setor de caminhoneiros autônomos.
IMG_6632

O PMMVD foi concebido pela Cetesb com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade dos serviços de reparação e manutenção de veículos diesel. Objetiva também estimular os proprietários a manterem seus veículos regulados. A agência coordena o Programa, estabelecendo diretrizes, formalizando parcerias, emitindo certificados e oferecendo treinamento.

Com a adesão ao Programa, a FETRABENS, que congrega 365 mil filiados, poderá cadastrar suas unidades móveis hoje pertencentes ao Programa COMPENSAR, que estarão aptas à emissão de Relatórios de Medição de Opacidade (RMO) reconhecidos pela Cetesb. Todas as unidades passam por programa de auditoria, que avalia a capacidade de realizar testes de opacidade segundo os regulamentos existentes.

IMG_6653

Além de contribuir na redução das emissões de poluentes emitidos por caminhões e na melhoria da qualidade do ar, a aprovação dos veículos nos testes de opacidade pelas unidades móveis serve para solicitação de eventual desconto de 70 % de multa recebida pelos caminhões, nos termos do Decreto Estadual 54.487/2009.

IMG_6668