Vale Fertilizantes Interna
Em visita ao município de Cubatão, o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles anunciou o valor de R$ 8 milhões a multa que a Cetesb aplicou na empresa Vale Fertilizantes, em decorrência da emissão de poluentes na atmosfera (gases nitrosos, material particulado e outros) e pelo lançamento de efluentes contaminados com nitrato de amônio, em curso de água.

O incêndio ocorreu no dia 5 de janeiro na Unidade 2, da Vale Fertilizantes, em Cubatão. Uma explosão, seguida de incêndio no armazém de nitrato de amônio, resultou na produção de fumaça tóxica e na contaminação do Rio Mogi, que fica às margens da empresa.

O fogo consumiu 10 mil toneladas do produto que produziram a fumaça tóxica por mais de cinco horas. Mais de 150 familiares da comunidade da Vila Mantiqueira precisaram ser retiradas de casa. Se respirado em grandes concentrações o produto pode causar irritação do nariz e no sistema respiratório, além de tosse e dor de garganta.

Após o acidente, a Cetesb suspendeu a licença de operação da unidade de nitrato de amônio da Vale até que a área seja totalmente recuperada e reconstruída e seja novamente licenciada.