Você está visualizando atualmente São Bernardo ganha laboratório que analisa emissão de poluentes de veículos diesel

 

IMG_7963

O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos, inauguraram nesta terça-feira, 17, no centro de São Bernardo do Campo, o laboratório da Companhia Ambiental Paulista (CETESB) que vai analisar emissões de veículos diesel.

Até agora, a CETESB só possuía um laboratório próprio de emissões veiculares, localizado na própria sede da agência, na zona oeste da capital paulista. Operando desde a década de 80, o laboratório em São Paulo avalia emissões de poluentes de veículos leves.

O novo laboratório, com 663 m², é similar aos mais modernos do mundo e foi feito com recursos da ordem de mais de R$ 12 milhões – frutos de um judicial firmado entre Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos), CETESB, Ministério Público Federal, Ibama e ANP.

O secretário ressaltou os esforços feitos pelo governo Alckmin para a melhoria da qualidade do ar no Estado e elogiou a parceria com a Anfavea, incentivando as indústrias a participarem de iniciativas como essas, “que agregam muito valor ao que ao Estado cumpre realizar”.

O novo laboratório tem dois modernos dinamômetros, um de chassi e outro de bancada, que permitirão avaliar as emissões de desde vans e picapes, até caminhões com até 500 kW de potência.

As informações geradas vão subsidiar o governo paulista na formulação de políticas públicas de controle de poluição veicular – hoje o grande problema ambiental das regiões metropolitanas.

IMG_8022