Você está visualizando atualmente Primavera inicia com praias próprias para banho

Uma boa notícia: o primeiro final de semana da primavera tem a maioria das praias paulistas próprias para banho. É o que indica o Boletim de Balneabilidade semanal das praias paulistas, emitido pela Cetesb. Dos 165 pontos amostrados, distribuídos em 149 praias do Estado, 159 estão próprios para o banho de mar. Para o paulista, que adora a chegada dos meses mais quentes, como motivo para uma esticadinha até o litoral, o momento é ideal.

A Cetesb coleta amostras da água do mar, em pontos situados em praias do litoral sul e norte do Estado, todos os domingos. As amostras são encaminhadas para os laboratórios da Companhia, onde são analisadas. Toda quarta-feira, um novo Boletim de Balneabilidade é emitido e encaminhado para as prefeituras, secretarias municipais de Saúde e órgãos de imprensa.

A Agência Ambiental do Estado recomenda que, antes de viajar, o turista se informe sobre a qualidade da praia onde vai tomar banho. Uma dica é acessar o site da Cetesb – www.cetesb.sp.govbr, para obter a informação. Se a praia escolhida estiver classificada como imprópria a recomendação é evitar o banho no local e procurar a praia própria mais próxima.

Aproveite, a primavera chegou e as praias estão próprias!

Saiba mais

• Como é feita a coleta nas praias: http://www.cetesb.sp.gov.br/2016/01/19/balneabilidade-como-e-feita-a-coleta-nas-praias/

• Como é feita a coleta nas praias: http://www.cetesb.sp.gov.br/2016/01/29/como-e-feita-a-analise-das-aguas-das-praias/

A Cetesb e o monitoramento de água em SP
http://www.ambiente.sp.gov.br/2015/09/29/a-cetesb-e-o-monitoramento-da-agua-em-sp/

Texto: Cristina Couto