Você está visualizando atualmente Thule-Tuvalu exibido para o AmbienteSP

thule

Na próxima quarta-feira, 25 de maio, será exibido o filme Thule-Tuvalu, no auditório Augusto Ruschi, aos integrantes do Sistema Ambiental Paulista (AmbienteSP). A exibição é fruto do convênio celebrado entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por  meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), com a Ecofalante, na categoria Mostras Itinerantes, promotora de cinema ambiental. O convênio objetiva ampliar a discussão de questões de meio ambiente por meio da produção de filmes e para isso conta com a participação de profissionais especialistas que vão dialogar com o público sobre o tema tratado em cada exibição.

Thule-Tuvalu

Em extremos do nosso planeta, dois lugares vêm fazendo as manchetes devido às mudanças climáticas: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo; e Thuvalu, remota ilha-nação no Pacífico, por ser um dos primeiros países em vias de afundar como resultado da elevação do nível do mar. Se para nós o aquecimento global ocorre quase exclusivamente na mídia, ele está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Thuvalu. O filme retrata como os habitantes desses países são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando a direção a um futuro desconhecido.

Ecofalante

Organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 2003 por um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento. Realiza a Mostra Ecofalante anualmente desde 2012, um festival de cinema ambiental com as produções nacionais e internacionais, trazendo especialistas para dialogar como público sobre as questões implícitas ou explícitas nos filmes.

Thule-Tuvalu e AmbienteSP

O AmbienteSP adota uma plataforma de gestão organizada por 5 diretrizes. Entre elas, a diretriz 3 Vulnerabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas, congrega programas com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades ambientais por meio da proteção e recuperação de mananciais e dos recursos hídricos, da redução de risco de desastres, da mitigação das emissões atmosféricas e do planejamento ambiental territorial.

Assim, será muito significativa a presença dos técnicos que atuam, em especial, nas áreas de adaptação às mudanças climáticas e gestão de risco de desastres; mitigação de emissões atmosféricas; monitoramento e fiscalização das áreas de risco e desastres naturais; zoneamento ecológico econômico. O filme também faz uma passagem sobre a caça e pesca de subsistência das comunidades envolvidas, podendo trazer reflexões dos técnicos que atuam com gestão da fauna.

Serviço:

Thule-Tuvalu (Matthias Von Gunten, Suiça, 2014, 96′)
Data: 25 de maio, quarta-feira, 9h
Local: Auditório Augusto Ruschi
Av. Professor Frederico Hermann Júnior, 345 Alto de Pinheiros
Debatedores: Oswaldo Lucon, assessor para Mudanças Climáticas da SMA
Valdir Lamim-Guedes, biólogo, mestre em Ecologia pela UFOP e doutorando pela USP