Você está visualizando atualmente Estação móvel monitora qualidade do ar próximo ao incêndio
Foto: Renato Carneiro

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) instalou na noite desta sexta-feira (14.01) uma estação móvel para avaliar se o incêndio na empresa Localfrio, na margem esquerda do Porto de Santos, está contribuindo para alterar a qualidade do ar na região.

A estação móvel, instalada em uma van, vai permanecer junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, na Rua Capitão Alberto Mendes Jr., Bairro Esperança, no Guarujá, fazendo medições das concentrações de material particulado e óxidos de nitrogênio que, junto com outros poluentes, estão previstos na legislação ambiental como referências de padrão de qualidade do ar. A estação vai medir também a direção dos ventos.

Esses dados, juntamente com os coletados pelas cinco estações fixas localizadas nos municípios de Cubatão e de Santos, permitirão avaliar o impacto das emissões do incêndio na região. Os equipamentos não medirão os poluentes emitidos pelo incêndio, resultantes da combustão de compostos químicos variados, mas contribuem para avaliar as alterações na qualidade do ar. Os dados obtidos subsidiam a atuação da Defesa Civil e do Comitê de Crise no local.

Foto: Renato Carneiro
Foto: Renato Carneiro

Notícias relacionadas