Na qualidade de Centro Regional para a Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes – POPs, para a Região da América Latina e Caribe, a Cetesb deu início nesta segunda-feira dia (11/01), à 5ª edição do Programa Internacional para Capacitação Intensiva na Gestão Ambiental de Produtos Químicos, em especial os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e Mercúrio (Hg).

Abertura do Curso POPs (14)

 

O programa é constituído de dois cursos: “Gestão ambientalmente adequada das substâncias químicas, em especial os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPS) e Mercúrio; e “Determinação de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPS) e Mercúrio (Hg) em matrizes de amostras ambientais. O curso conta com a participação de 29 representantes da Antigua, Barbado, Belize, Guyana, Jamaica, Saint Kitts and Nevis, Trinidad & Tobago, Santa Lucia, Suriname, Bolívia, Costa Rica, Cuba, Honduras e República Dominicana. As aulas serão ministradas por especialistas da Cetesb e convidados, também especialistas no assunto. O término está previsto para o próximo dia 3 de fevereiro, perfazendo um total de 168 horas de treinamento.Abertura do Curso POPs (14)

Esse Programa é um projeto da divisão de Acordos Multilaterais, gerenciada por Lady Virginia Traldi Meneses, da Cetesb, através de parceria entre Brasil e Japão. É denominado Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), coordenado conjuntamente pela Agência Brasileira de Cooperação – ABC e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, sob execução da Cetesb/ Centro Regional.

De acordo com Lady Virgínia, o treinamento foi totalmente projetado de forma a atender às necessidades técnicas dos países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, que são signatários da Convenção de Estocolmo sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes-POPs. Segundo Lady, o treinamento visa fortalecer as capacidades técnicas, institucionais e legais dos países integrantes do GRULAC – Grupo dos Países da América Latina e Caribe.Abertura do Curso POPs (3)

O projeto de cooperação com a Cetesb/ABC/JICA, em suas quatro primeiras edições, (2012, 2013, 2014 e 2015) ministradas em espanhol e português, já capacitou 163 profissionais da América Latina, Caribe e África de Língua Portuguesa.

Abertura do Curso POPs (3)

Estiveram presentes na abertura dos trabalhos os diretores Aruntho Savastano Neto, de Controle e Licenciamento Ambiental, e de Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental, além de Juliana Martins Basso, da Coordenação-Geral de Cooperação Bilateral – CGCB.