IMG_0908

O público presente no anfiteatro da Secretaria do Meio Ambiente na última quarta-feira, 26 de agosto, pôde prestigiar o Seminário Internacional “Inovações Analíticas para Avaliação da Contaminação Ambiental”, promovido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

As técnicas bioanalíticas são importantes ferramentas para avaliação da contaminação, pois são rápidas, de fácil aplicação, de baixo custo e seus resultados apresentam a confiabilidade requerida pelos laboratórios nos testes ambientais.

“A Cetesb, a principal agência ambiental da América Latina, preza pelo desenvolvimento da boa tecnologia, da tecnologia de ponta. Isso nós temos verificado dentro de nossos laboratórios nos últimos 40 anos. Por esse motivo, sempre temos participado de parcerias com instituições sérias da América do Norte, da Europa e de outras regiões. Essas novas metodologias sempre serão bem-vindas, nos auxiliando a reduzir tempo e custo e a aumentar a confiabilidade dos resultados”, enfatizou Carlos Roberto dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da Cetesb.

No evento, foram apresentadas as técnicas para detecção e quantificação de fármacos, hormônios e compostos como dioxina, além de resultados de estudos no Brasil e na Europa.

A vasta programação, que pode ser consultada neste link, contou com a participação de especialistas brasileiros, holandeses, alemães e franceses.