Você está visualizando atualmente Cetesb autua 1.201 veículos a diesel na operação contra fumaça preta

IMG_8296-1024

Como ocorre anualmente nesta época, que precede o início da estação mais fria do ano, em que as condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão dos poluentes, a Secretaria do Meio Ambiente e a Cetesb lançaram nesta quinta-feira (18/6) a Operação Inverno 2015.

E já no primeiro dia da operação, realizada em 22 pontos de grande circulação no estado, motoristas de 1.201 veículos a diesel que trafegavam emitindo fumaça preta em excesso foram autuados, de um total de 42.941 fiscalizados.A multa é de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo – UFESPs (ou R$ 1.275,00).

A operação, iniciada pela manhã e que se prolongou até o início da tarde, na região metropolitana de São Paulo, interior e litoral, teve alguns pontos com parada e abordagem de caminhões pela Polícia Rodoviária e de trânsito. Os técnicos da Cetesb emitiram multas ambientais aos infratores no Rodoanel – Trecho Oeste km 13,5, e nos municípios de Barueri e Sorocaba.

Além disso, nesses pontos estavam fixados banners e faixas alusivas à Operação Inverno, com distribuição de panfletos para conscientizar os motoristas.

Outras cidades onde ocorreu a operação: São Paulo (três pontos), São Bernardo do Campo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Cotia, Cubatão (2 pontos), Campinas, Jundiaí (2 pontos), Taubaté, Botucatu, Pederneiras, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba.

Como instrumento de fiscalização, foi utilizada a Escala de Ringelmann, uma cartela que permite a fácil visualização e comparação do padrão legal de fumaça.

O total de multas lavradas pela Cetesb em 2014, por emissão excessiva de fumaça preta pelos veículos a diesel, foi de 20.416. Este ano, até o final de março, haviam sido notificadas 4.763 multas. Está previsto outro megacomando durante a Operação Inverno 2015, que deve se estender até o início de setembro. Acontecerá também uma campanha de conscientização dos motoristas no dia 8 de julho no Ceagesp-SP.