Com o objetivo de orientar os profissionais que poderão ser o primeiro a chegar no local de um acidente rodoviário envolvendo produto perigoso, foi realizado nos dias 27 e 28/11, nas instalações do Sest/Senat em Ribeirão Preto, a nona edição do curso “Primeiro no Local”. O curso, com 13 horas de duração, teve a coordenação da Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos da Região Metropolitana de São Paulo, coordenada pela CETESB/Setor de Atendimento a Emergências, em parceria com a Subcomissão de Transportes de Ribeirão Preto.

Os principais temas abordados foram: perigos associados aos produtos químicos, classificação e identificação de produtos perigosos, utilização do manual de emergências da Abiquim, Atendimento a Emergência – ações iniciais, SICOE – Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergências e Atuação do Setor Saúde nas emergências. Os instrutores foram técnicos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Estadual, da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador de Ribeirão Preto, e CETESB/Setor de Atendimento a Emergências.

Participaram do curso 92 profissionais representando concessionárias de rodovias, DER, vigilância sanitária, epidemiológica e da saúde do trabalhador de Ribeirão Preto e de diversos municípios da região, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal, SAMU e CETESB (Ribeirão Preto e Araraquara).

Mais de 1200 profissionais já participaram do curso “Primeiro no Local”. Em 2015, deverão ocorrer mais 3 edições, sendo a primeira na região de Registro.